Família


Você sabia que a família é tão importante que tem um dia mundial em comemoração só em homenagem a ela? Isso mesmo, dia 15 de maio!

Família um projeto de Deus |


No coração de Deus só tem amor, Ele é perfeito, logo seus projetos são perfeitos. Quando o Senhor fez o mundo e toda a sua grandeza, ele também criou o homem, Adão. O nome Adão, quer dizer “chão”, porque Deus o criou dos mesmos elementos que criou a terra. O Jardim do Édem, também chamado de paraíso, era magnífico, tudo era muito lindo! Adão deu nome a todos os animais, ele podia brincar até com os selvagens! Não precisava ter medo, pois ele tinha domínio sobre todos eles. Também cuidava das plantas, era muito bom sentir o ar puro e o perfume das flores. Quando queria comer uma fruta era só estender o braço e pegar no pé, frutas fresquinhas sem nenhum agrotóxico. Adão podia fazer tudo o que quisesse, esse lindo jardim era todo dele. Mas, apesar de todo esse privilégio, Deus percebeu que ainda faltava alguma coisa... Adão precisava de uma companhia, alguém que o ajudasse. Então o Senhor criou uma mulher, seu nome era Eva. Eva quer dizer “doadora de vida”. Agora sim, Adão estava muito feliz! Confira essa história na Bíblia, no capítulo 2do livro de Gênesis.

O mais gostoso de tudo isso, era esperar pelo Senhor todas as tardes, quando Deus vinha passear com eles e os ensinava como viver naquele lugar tão especial. Para completar essa família, eles tiveram filhos.

A família é uma invenção de Deus, é da sua vontade que todos nós vivamos em família. Ela surgiu para trazer alegria e prazer. É onde se aprende princípios e valores como respeito, amizade, carinho, generosidade, solidariedade dentre tantos outros que na verdade se resume numa só palavra – Amor. Os filhos completam a família, o Senhor diz que eles são bênçãos, sua herança. Você pode conferir isso em Salmos 127.3-5.

Herança é uma coisa muito importante, um presente que Deus dá aos pais e precisa ser cuidada com muita atenção, ser vigiada, para não ser roubada pelo inimigo. Para que haja harmonia na família, os filhos também recebem uma ordem de Deus: “Filhos obedeçam seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honra teu pai e tua mãe’ – este é o primeiro mandamento com promessa – para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. Efésios 6.1-3.

É no ambiente familiar que as crianças aprendam o valor do amor. É através da figura do pai que elas aprendem o papel de Deus em suas vidas. É através do relacionamento entre os irmãos que elas aprendem que todos são iguais diante dEle, que como Pai não tem filhos preferidos. É através do amor entre o papai e a mamãe que elas conhecem o amor que Jesus tem pela igreja. Isso é lindo!

Hoje em dia ouvimos dizer que casamento é coisa do passado, mas nós cristãos cremos que nosso Deus é poderoso para restaurar seu plano original. O Senhor não muda: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”, Hebreus 13.8. Diante de um mundo violento, injusto, corrupto, mal, egoísta, podemos entender que tudo isso é resultado dos valores que se perderam em relação à família. O mundo inteiro está buscando a paz e pensando nisso foi criado um dia especial, um dia internacional, onde todos pudessem parar para pensar, analisar e refletir sobre a importância da família.

ATIVIDADE











Sugestão de atividades

- Faça um álbum da sua família para presentear. Escolha algumas fotos bonitas, escreva uma frase carinhosa, de acordo com a foto, em cada página. Escreva uma oração por sua família na última página.

- Faça um porta-retrato de papel cartão. Enfeite com colagem, pintura ou tinta-guache. Coloque uma foto bem bonita e presenteie.

- Mural de fotos, quadro de pedidos de oração, também é uma atividade bem legal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário